Quer começar a administrar seu próprio site e não sabe por onde começar?

WordPress é uma das mais populares ferramentas de blog disponíveis. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele é um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), que pode ser usado para mais do que apenas criar blogs. Com o WordPress você pode criar um blog, um site, ou ambos. O WordPress é uma boa opção para sites de pequenas empresas.
O WordPress é um software de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais, é uma ferramenta fácil de usar.

O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

O WordPress possui um sistema de temas e através deste sistema os usuário pode reorganizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML, além disso temas e plugins podem ser instalados online (sem precisar baixar para o computador do usuário).

O wordpress possui uma interface simples e intuitiva, mesmo pessoas leigas são capazes de administrar seu blog sem dificuldade.

E se você tinha vontade de ter um blog, mas não tem conhecimento técnico para instalar o WordPress, poderá utilizar nosso serviço de Revenda de Hospedagem Linux ou Hospedagem de Sites que ambos contam com um sistema de Auto instalação automático chamado Softaculous PREMIUM, com essa ferramenta que disponibilizamos de forma gratuita em nossos Serviços de Hospedagem, você poderá instalar o WordPress com um clique.

Se você utiliza outro gerenciador de conteúdo, poderá considerar a idéia de migrar seu blog para o WordPress, veja abaixo alguns dos Recursos que o WordPress dispõe:

Gerar XML, XHTML, e CSS em conformidade com os padrões W3C
Gerenciamento integrado de ligações
Estrutura de permalink amigável aos mecanismos de busca
Suporte extensivo a plug-ins
Categorias aninhadas e múltiplas categorias para artigos
TrackBack e Pingback
Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto corretas
Páginas estáticas
Múltiplos autores
Suporte a tags (desde a versão 2.3)
Pode gerenciar múltiplos blogs em subpastas ou subdomínios (desde a versão 3.0)
Importação e exportação de dados
API de desenvolvimento de plugins
Níveis, promoção e rebaixamento de usuários
Campos personalizados que permitem armazenar dados extras no banco de dados
Mesmo que esteja em uma viagem poderá postar em seu blog tranquilamente e com muita facilidade, usando o seu smartphone, pois há aplicações para Android, iPhone/iPod Touch, iPad, Windows Phone e BlackBerry, que oferecem acesso a alguns dos recursos do painel administrativo WordPress tanto para o WordPress.com quanto para alguns blogs WordPress.org.
O WordPress atualmente suporta a importação de dados, na forma de postagens (artigos), da maioria das plataformas de publicação disponíveis. É possível importar dados exportados de outros sistemas como Blogger, WordPress.com etc.

WordPress.org x WordPress.com

É comum a confusão entre o WordPress.org e o WordPress.com.

WordPress.org
É o site comunitário do projeto do aplicativo WordPress, onde é possível fazer o download do aplicativo e contribuir com o projeto. Além de dispor o download, o portal também abriga o diretório de plugins e temas, a documentação chamada de Codex, lista de sites que utilizam o aplicativo WordPress, o Fórum de Suporte e o blog oficial.
WordPress.com
É um serviço de propriedade da Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com software WordPress. Um usuário cria um endereço do tipo meublog.wordpress.com, mas que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, ou de incluir no rodapé o texto “Hospede seu blog com WordPress.com”, e ainda de restringir a utilização de Plugins e FTP.
Essas restrições podem acabar prejudicando o editor do blog, pois existem ótimos plugins que podem ser instalados e que turbinam ainda mais o gerenciamento de conteúdo e a restrição de acesso ftp e ao banco de dados do blog também é uma questão que precisa ser levada em consideração.

Por isso sempre indicamos que os futuros blogueiros sempre registrem seu domínio na internet e utilizem um serviço de hospedagem confiável para gerenciar seu blog, pois dependendo do volume de postagens e de publicidade no blog, este pode ser seu patrimônio virtual, e por isso é necessário que tenha acesso ao backup de todos os dados desse patrimônio.

http://grupolg.com.br/hospedagem-de-sites.php